quinta-feira, 24 de setembro de 2015


"Seu Gomes", como era conhecido José Bezerra Gomes, entre os companheiros de vida literária, descendia de tradicional família seridoense, os Bezerra de Araújo, e viveu a infância no sertão do Seridó (Rio Grande do Norte). Fez o primário no grupo escolar capitão-mor Galvão, em Currais Novos, e o ginasial no Ateneu Norte-rio-grandense, em Natal. Bacharelou-se em 1936 em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Pouco se sabe de sua atuação como advogado, mas é certo que dedicou-se por algum tempo às lides jurídicas, tendo mesmo viajado a Portugal em função de motivos ligados à sua profissão.

Voltando a morar em Currais Novos, em 1941, candidatou-se e foi eleito vereador à Câmara Municipal, onde apresentou projeto de lei, depois sancionado pelo prefeito, instituindo a Diretoria de Documentação e Cultura da Prefeitura de Currais Novos. Foi o primeiro diretor e organizador do referido órgão. Participou, ainda, da elaboração do Estatuto do Centro Esportivo Currais-novense, e foi seu diretor durante dez anos.

Romancista, pensou em começar um Ciclo do Algodão, a exemplo do que José Lins do Rêgo fez com o mundo dos engenhos de açúcar.

A doença, no entanto, impossibilitou a realização desse projeto.

No campo do ensaio, publicou três livros, entre os quais O Teatro de João Redondo, extrato, pelo autor, de sua tese O Brinquedo de João Redondo - aprovada pelo primeiro Congresso Brasileiro de Folclore (Rio, 1951). Esta obra é fruto de uma pesquisa realizada pelo próprio José Bezerra Gomes sobre o mamulengueiro Sebastião Severino Bastos, talvez a primeira do gênero no Nordeste brasileiro. Outro aspecto interessante dessa pesquisa é que, quando surgiu a oportunidade de apresentá-la no primeiro Congresso Brasileiro de Folclore, "Seu" Gomes fez questão de que Bastos o acompanhasse até o Rio de Janeiro onde, no recinto do evento, o mamulengueiro se apresentou com grande sucesso.

Os seus poemas foram recolhidos por Luis Carlos Guimarães, seu conterrâneo ilustre em 1974, numa Antologia Poética lançada em 1975.

Pela lei municipal 1.191/90, a Prefeitura de Currais Novos criou a Fundação José Bezerra Gomes como homenagem do povo currais-novense a seu ilustre filho.
FONTE - NORDESTE COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CURRAIS NOVOS