quinta-feira, 24 de setembro de 2015

JOSÉ BEZERRA GOMES

NATURAL DE CURRAIS NOVOS-RN, NASCIDO EM 09 DE MARÇO DE 1911, FILHO DE  NAPOLEÃO BEZERRA DE ARAÚJO E DE  VENERADA BEZERRA DE MELO. FALECEU EM NATAL - RN, NO DIA 26 DE MAIO DE 1992. FONTE - LIVRO TOTORÓ, BERÇO DE CURRAIS NOVOS, DE JOABEL RODRIGUES DE SOUZA 

"Seu Gomes", como era conhecido José Bezerra Gomes, entre os companheiros de vida literária, descendia de tradicional família seridoense, os Bezerra de Araújo, e viveu a infância no sertão do Seridó (Rio Grande do Norte). Fez o primário no grupo escolar capitão-mor Galvão, em Currais Novos, e o ginasial no Ateneu Norte-rio-grandense, em Natal. Bacharelou-se em 1936 em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.

Pouco se sabe de sua atuação como advogado, mas é certo que dedicou-se por algum tempo às lides jurídicas, tendo mesmo viajado a Portugal em função de motivos ligados à sua profissão.

Voltando a morar em Currais Novos, em 1941, candidatou-se e foi eleito vereador à Câmara Municipal, onde apresentou projeto de lei, depois sancionado pelo prefeito, instituindo a Diretoria de Documentação e Cultura da Prefeitura de Currais Novos. Foi o primeiro diretor e organizador do referido órgão. Participou, ainda, da elaboração do Estatuto do Centro Esportivo Currais-novense, e foi seu diretor durante dez anos.

Romancista, pensou em começar um Ciclo do Algodão, a exemplo do que José Lins do Rêgo fez com o mundo dos engenhos de açúcar.

A doença, no entanto, impossibilitou a realização desse projeto.

No campo do ensaio, publicou três livros, entre os quais O Teatro de João Redondo, extrato, pelo autor, de sua tese O Brinquedo de João Redondo - aprovada pelo primeiro Congresso Brasileiro de Folclore (Rio, 1951). Esta obra é fruto de uma pesquisa realizada pelo próprio José Bezerra Gomes sobre o mamulengueiro Sebastião Severino Bastos, talvez a primeira do gênero no Nordeste brasileiro. Outro aspecto interessante dessa pesquisa é que, quando surgiu a oportunidade de apresentá-la no primeiro Congresso Brasileiro de Folclore, "Seu" Gomes fez questão de que Bastos o acompanhasse até o Rio de Janeiro onde, no recinto do evento, o mamulengueiro se apresentou com grande sucesso.

Os seus poemas foram recolhidos por Luis Carlos Guimarães, seu conterrâneo ilustre em 1974, numa Antologia Poética lançada em 1975.

Pela lei municipal 1.191/90, a Prefeitura de Currais Novos criou a Fundação José Bezerra Gomes como homenagem do povo currais-novense a seu ilustre filho.
FONTE - NORDESTE COM

MAIS

CURRAIS NOVOS